Terapeuta Holístico Osmar Cláudio

Radiestesia, Iridologia e Fitoterapia são ferramentas utilizadas pelo Terapeuta Holístico Osmar Claudio, em Barra do Garças, Mato Grosso, no Ateliê Bem ti vi, ou Casa das Raizes, na entrada para o setor Jardim Araguaia
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
Compartilhe | 
 

 Substância na sangra d`água tem efeito cicatrizante em lesões na pele

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin


Mensagens: 166
Data de inscrição: 17/05/2010

MensagemAssunto: Substância na sangra d`água tem efeito cicatrizante em lesões na pele   Seg Out 18, 2010 8:18 pm

O látex da sangra d`água (Croton urucurama), árvore encontrada em beiras de rios e ribeirões no Sudeste do Brasil, é usado popularmente para tratar feridas. Na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, um estudo isolou a substância responsável pelo efeito cicatrizante, a taspina, que poderá ser usada como princípio ativo em medicamentos.

O efeito do látex foi comprovado em experiências realizadas com ratos. "Lesões de 1 centímetro diâmetro foram feitas no dorso dos animais e tratadas com o látex para verificar a cicatrização", conta o farmacêutico Geraldo Alves da Silva, autor da pesquisa. "Em média, os ratos que receberam a substância se recuperaram das lesões em 11 dias, contra 14 dias dos que não foram tratados." O trabalho foi orientado pela professora da FCF, Elfriede Marianne Bacchi.

Silva, que é professor da Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas, do Centro Universitário Federal (EFOA), em Minas Gerais, explica que o estudo recolheu material histológico dos ratos para avaliar a proliferação de células relacionadas com a cicatrização. "O efeito cicatrizante foi comprovado pelo aumento da produção de fibroblastos", diz. "A pesquisa, que durou quatro anos, identificou a taspina como princípio ativo que provoca esse efeito."

Toxicidade

O uso da sangra d`água como medicamento dependerá de estudos mais aprofundados sobre sua toxicidade. "Não houve problemas na aplicação externa, mas todos os animais que ingeriram a substância por via oral morreram em 15 dias", alerta o pesquisador. "A produção de medicamentos dependerá de mais testes, porém o princípio ativo pode ser isolado e possui grande potencial para ser usado como cicatrizante e também no tratamento de úlceras."

O professor conta que a sangra d`água é uma espécie comum nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, sendo encontrada principalmente às margens de rios e ribeirões. "A arvore pode atingir 10 a 12 metros de altura", afirma. "Da casca é extraído um látex de cor vermelha, parecido com o sangue. Daí o nome sangra d`água."

As folhas e a casca da planta são usadas para tratar feridas, distúrbios gástricos, reumatismo e hipertensão. "Se a espécie já é usada popularmente, o trabalho científico é identificar os mecanismos terapêuticos e viabilizar seu uso futuro em medicamentos após testes clínicos." Um artigo sobre o efeito cicatrizante do látex da sangra d`água deverá ser publicado em revistas internacionais. "O estudo realizado nesta espécie é inédito em todo o mundo", conclui Silva.

Texto: Júlio Bernardes
Fonte: Agência USP
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://terapeutaosmar.forumtupi.net
 

Substância na sangra d`água tem efeito cicatrizante em lesões na pele

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

 Tópicos similares

-
» Água e sustentabilidade. Água, planeta água
» EFEITO DO CORTICÓIDE - ROSTO ARREDONDADO
» Tema:O efeito da Lei Maria Da Penha-título:Simplesmente mulher
» preservação da água: ação cidadã (dissertativo-argumentativo estilo ENEM)
» Função exponencial - (substância radioativa)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Terapeuta Holístico Osmar Cláudio :: Terapeuta Holístico Osmar Claudio :: Centro de Terapia Holística Casa das Raizes-