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 Vitaminas do complexo B - B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9, B12

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MensagemAssunto: Vitaminas do complexo B - B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9, B12   Ter Fev 15, 2011 7:20 pm

Falta e deficiência, excesso, fontes e alimentos ricos em vitaminas B

As vitaminas do complexo B são oito vitaminas solúveis em água que desempenha papeis importantes no metabolismo celular. No passado achava-se que as vitaminas do complexo B eram um única vitamina. Posteriormente, pesquisas mostraram que são vitaminas quimicamente distintas que freqüentemente coexistem nos mesmos alimentos. Suplementos que contêm todas as oito vitaminas são geralmente referidos como complexo B. Suplementos de vitamina B individuais são referidos pelo nome específico de cada vitamina (B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9, B12).

Lista de vitaminas B
* Vitamina B1 (tiamina)
* Vitamina B2 (riboflavina)
* Vitamina B3 (niacina)
* Vitamina B5 (ácido pantotênico)
* Vitamina B6 (piridoxina)
* Vitamina B7 (biotina)
* Vitamina B9 (ácido fólico)
* Vitamina B12 (cobalamina)


Falta e deficiência das vitaminas B
Várias doenças decorrentes de deficiências vitamínicas podem ser resultado de falta de vitaminas B.

Deficiência de vitamina B1 causa beribéri. Sintomas dessa doença do sistema nervoso central incluem perda de peso, distúrbios emocionais, percepção sensorial prejudicada, fraqueza e dor nos membros, períodos de batimento cardíaco irregular e edema. Em casos avançados pode ocorrer insuficiência cardíaca e morte. A deficiência crônica de vitamina B1 também causa a síndrome de Korsakoff, uma psicose irreversível caracterizada por amnésia e confabulação.

A falta de vitamina B12 causa ariboflavinose. Os sintomas podem incluir rachaduras na boca, alta sensibilidade à luz solar, estomatite angular, inflamação da língua, dermatite seborréica, pseudo-sífilis, faringite, hiperemia (aumento da quantidade de sangue circulante num determinado local) e edema da faringe ou mucosa oral.


Deficiência de vitamina B3 ou falta de triptofano (aminoácido precursor da serotonina) causa pelagra. Os sintomas incluem agressão, dermatite, insônia, fraqueza, confusão mental e diarréia. Em casos avançados, pelagra pode ocasionar demência e morte.

Falta de vitamina B5 pode resulta em parestesia (sensações cutâneas subjetivas), embora isso seja incomum.

Deficiência de vitamina B6 pode ocasionar anemia, depressão, dermatite, hipertensão, retenção de líquidos e níveis elevados de homocisteína, a qual é fator de risco para doenças isquêmicas do coração e outras desordens vasculares.

Falta de vitamina B7 tipicamente não causa sintomas em adultos, porém em crianças pode acarretar prejuízo no crescimento e desordens neurológicas.

Deficiência de vitamina B9 resulta em anemia macrocítica e níveis elevados de homocisteína. A falta de vitamina B9 em mulheres grávidas pode ocasionar defeitos de nascimento no bebê. Suplementação de vitamina B9 é freqüentemente recomendada durante a gravidez.

A falta de vitamina B12 pode causar anemia macrocítica, níveis elevados de homocisteína, neuropatia periférica, perda de memória e outras deficiência cognitivas.

Importância das vitaminas B12 para a saúde

As vitaminas B geralmente trabalham juntas para proporcionar vários benefícios à saúde do corpo. Vitaminas b têm demonstrado:
* Apoiar e elevar a taxa de metabolismo.
* Melhorar as funções dos sistemas imunológico e nervoso.
* Manter o tônus muscular e pele saudável.
* Promover o crescimento e divisão celular --- incluindo das células sanguíneas vermelhas prevenindo anemia.


Juntas as vitaminas B também ajudam a combater os sintomas e causas do estresse, depressão e doenças cardiovasculares.

Fontes e alimentos ricos em vitaminas B

As vitaminas B são provenientes de várias fontes naturais. Alimentos ricos em vitaminas B incluem banana, lentilha, batata, pimenta, óleo de oliva, peru, fígado e atum. Levedo e melaço são fontes especialmente boas de vitaminas B. Cerveja, devido ao levedo, é uma fonte boa de vitaminas B. As vitaminas B também são muitas vezes adicionadas a bebidas energéticas.

Fonte: http://www.copacabanarunners.net/vitaminas-b.html
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